2 de julho de 2013

Viamão RS - Seminário da Diocese de Osório


 


 A mão direita abençoa. 
Os dois dedos maiores lembram que Cristo é humano e divino assim como também indicam que ele é a segunda pessoa da Trindade, os outros três dedos juntos são sinal da Trindade.)

 A mão esquerda assegura o Livro dos Evangelhos, com alguma inscrição dos evangelhos. 

 As duas cores da roupa de Jesus simbolizam o dogma Cristológico: o manto azul significa a natureza divina de Cristo, enquanto a túnica vermelha simboliza a natureza humana, representando assim que Cristo é uma pessoa em 2 naturezas, o que o concílio de Éfeso (431) definiu como União Hipostática.
 A auréola dourada é sinal da santidade de Jesus.
 Em todas as imagens de Cristo, estão desenhados na auréola três braços de uma cruz; esta, que se tornou comum no decurso do séc. VI desde o tempo de Justiniano. 
O trigrama "ο ω Νem cada ponta da cruz dizem "Eu sou aquele que é".

No cristianismo oriental , o mais amplamente utilizado Christograma é uma abreviação de quatro letras: IC XC, uma abreviatura tradicional do grego para "Jesus Cristo" ("IHCOYC  XPICTOC "). A barra em cima das letras indicam que é um nome sagrado.
No livro está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, para isso Ele me ungiu, para evangelizar os pobres" (Lc 4, 18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário